segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Os familiares e a aceitação do filho adotivo.


Não posso dizer que ouvimos muitas coisas negativas das pessoas, amigos e familiares sobre a adoção. Em alguns momentos, recebíamos algo pior: a indiferença.
No nosso caso claro que foi diferente, não era a adoção que assustava as pessoas, mas sim o fato de terem sido três de uma só vez, e de se tratar de adoção tardia, mas esses dois assuntos serão assuntos para outros posts que publicarei mais tarde.
Antes de tudo, você tem que ter em mente algo que ouvi e repasso: a criança adotiva cativa depois que chega. Pois a biológica já cativa nove meses antes, onde houveram muitos preparativos e momentos concretos que passamos juntos com nossos familiares. A adotiva é uma grande espera que não tem dia nem hora certa para chegar, então quando chega é muito rápido.

E outra coisa, entenda que você está adotando por sua vontade, como pessoa, ou como casal, a opinião de amigos e familiares importa, mas não deve ser decisiva, visto que a sua família quem constrói é você. Posso ter sido dura com as minhas palavras, mas é justamente para você entender algumas coisas que ficam melhores com o tempo.
No nosso caso, a indiferença vinha dos meus pais, eles evitavam tocar no assunto e quando eu tocava eles desviavam. Eu ficava muito triste por não poder compartilhar com a minha própria mãe o desejo de ser mãe novamente. Mas fiquei sabendo pela minha irmã que essa postura deles era devido a preocupação de acharem que não teríamos tempo suficiente para cuidar de dois filhos.
Mas o que fazíamos era procurar as pessoas que nos apoiavam minha irmã e o irmão do meu marido, por exemplo, eles foram tão importantes na nossa espera que acabaram se tornando padrinhos das crianças. Não escondíamos nossa intenção de adotar de ninguém, amigos, trabalho, familiares, isso é muito importante, pois um dia você vai chegar com a criança nos braços e as pessoas já vão entender, ou pior, um dia você vai chegar no seu chefe e dizer amanhã sairei de licença maternidade por quatro meses! Outro ponto positivo que assim você acaba conhecendo outras pessoas que já adotaram ou pretendem. Um novo ciclo de amigos, isso é muito importante.
O que eu gostaria de dizer nesse post é para você aproveitar esse tempo de espera para preparar a aceitação do seu filho, seja na família, entre amigos, em casa, nos vizinhos, numa escola, na igreja, colegas e  conhecidos. Um local muito positivo que nos ajuda muito com isso são os Grupos de Apoio a adoção, tema do meu próximo post.
P.S.: Só gostaria de comentar que hoje, os meus pais são os avós mais "babões" do mundo. Amam muito os meus filhos do coração. Realmente as crianças cativaram eles depois que chegaram!

Um comentário:

  1. Pessoal!

    Só gostaria de comentar que hoje, os meus pais são os avós mais "babões" do mundo. Amam muito os meus filhos do coração. Realmente as crianças cativaram eles depois que chegaram!

    ResponderExcluir