terça-feira, 12 de julho de 2011

O choro de tristeza uma criança


Semana passada precisei ir em dois enterros, além de estar triste por serem pessoas que eu admirava, outro fato me comoveu muito.
O primeiro foi do pai da minha empregada, como na casa vivem muitas crianças e mães solteiras, o "vô" era tido como pai por algumas delas, então foi uma perda muito grande.
E o choro daquelas crianças me comoveu, eu e meu marido não sabiamos qual delas amparar primeiro, visto que algumas choravam compulsivamente. Que dor me causa o choro de tristeza de uma criança.
Ao chegar em casa do enterro de um fiquei sabendo que teria que viajar para ir a outro, esse do meu padrinho.
Aqui na região fazia muito frio e chuvisqueiro, mas eu precisava ir, minha familia, principalmente o meu pai havia sofrido muito nos últimos tempos ajudando a cuidá-lo.
Entre tantas coisas que aconteceram naquela tarde, também foi o choro de uma criança de oito anos que me chamou a atenção, ela era neta do meu padrinho, tentei consolá-la em vão, nem a mãe conseguia!

No longo tempo de volta da viagem, voltei pensando, que triste chorar pela morte de alguém!
Mas e quando não se tem essa oportunidade?
Quantas crianças foram afastadas da familia, que um dia perderam e não choraram na despedida do laço que ronperam!

Acho que assim entendemos porque nossos filhos adotivos as vezes choram sem motivo...eu tento deixar...pois é uma dor que não pode ser contida. Pois sempre digo, chorar é bom, pois manda a tristeza embora e abre espaço para a alegria.

2 comentários:

  1. Nossa que tristeza ver uma criança chorar.

    Venha conhecer meu cantinho:

    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Kitty... Você relatando sobre a dor que sentiu ao ver as crianças chorando, acabei sentindo também.

    A dor da perda é uma dor sem explicação. Embora seja algo comum em nossas vidas e que todos passarão, não somos preparados pra isso. Não conseguimos essa "proeza". Acho que a dor aumenta pq achamos que nossos entes queridos são eternos... E acostumamos com isso...
    Fico triste só de pensar em perder alguém muito próximo...

    Outra coisa é que depois de sermos mães, a gente sofre mais por tudo. A sensibilidade fica à flor da pele, principalmente quando vemos crianças sofrendo. Que dor!
    Não posso ver criança chorando na rua que dá vontade pegar no colo, perguntar o que foi?
    As vezes pra me consolar olho pra criança (mesmo com a mãe do lado) e falo: chora não neném..rs

    Um dia desses presenciei uma mãe dando tapinhas e falando alto com sua filha com aproximadamente 6 anos. Além da revolta de vê-la humilhando a criança na rua, meu coração despedaçou: pelo sentimento de impotência e por ver a menina sentadinha na calçada soluçando...

    E a dor aumentou quando me lembrei que em sua casa a "mãe" faria pior...

    De qualquer forma, choro nenhum é bom. São sofridos.. e isso dói na gente também..

    Mas que bom que você estava lá pra confortar essas crianças. Que bom que você e seu marido tiveram esses sentimentos. Pode não ter passado a dor das duas crianças, mas tenha certeza que por um minuto vocês conseguiram acalentar um coraçãozinho tão sofrido...

    E que Deus abençoe essas famílias e as dê força para prosseguir a vida...

    Beijos e fique com Deus...


    ResponderExcluir