terça-feira, 12 de abril de 2011

Como preparar um filho para receber irmãos do coração!




Nunca me esqueço, a professora do Matheus veio nos visitar em casa, e eu comentei que estava achando ele muito estranho, então ela me comentou que achava que estava relacionado a "vinda do maninho(a)", fato que ele nunca se opôs, por isso o fator determinante de fazermos a adoção eram os pedidos dele por um maninho.

Naquela época estávamos preparando os papéis para entrarmos na fila, e explicamos a ele que o maninho(a) não viria da barriga. Mas como ele tinha apenas 4 anos ainda estava na fase de não entender o tempo, e a professora nos explicou, ele pode estar achando que um dia vai chegar em casa e a criança vai estar lá.

A partir daquele momento, tentávamos explicar o quanto aquela vinda iria demorar, porém o tempo foi passando e até mesmo ele começou a achar que estava demais, e dai os papéis inverteram pois ele queria que o mano(a) viesse logo.
E imagina se para nós adultos é difícil esperar, imagine para uma criança, cada vez que íamos no grupo de apoio, ele achava que íamos buscar o mano(a), e por fim já voltava triste por isso não acontecer, mas foi ótimo pois fez amizades tão fortes no grupo.

Lembro que alguns meses antes do mano chegar ele conheceu um menino um ano mais velho, chamado Lucas, e gostou tanto que andava de mãos dadas com ele. A partir daquele dia entendemos que o mano(a) já estava tomando forma na imaginação dele. Então iniciamos algumas conversas para tentar explicar que não tínhamos como escolher, que podia vir menina ou menino, bebe ou maiorzinho. Mas ele tinha uma ideia muito fixa, ou melhor, dizem que crianças pressentem (quem dúvida), pois o mano que chegou era um ano mais velho apenas. E sobre a hipótese de uma irmã, semanas antes também ao sairmos de um restaurante ele enfiou a cabeça para dentro de um carrinho de bebê e disse olha mãe igual a minha irmãzinha que vai chegar, e a mais nova chegou na idade de carrinho ainda.

Deixávamos ele a par de tudo que acontecia de novidade no nosso processo, das possibilidades que apareciam por e-mail e dos "nãos" que recebíamos, claro que assim como nos frustrávamos ele também. Então depois de algumas tentativas, resolvemos lhe contar somente quando fosse certo mesmo, e isso aconteceu uma semana antes de viajarmos para buscar os maninhos dele, quando eu disse que eram três ele me pergunto: não é demais mãe? Apesar de que já havíamos lhe preparado para essa possibilidade, assim como eu ele se assustou. E eu bem calma, assim você terá várias crianças para brincar, e ele foi adorando a ideia.

Ele viajou conosco, e em cada momento eu agradecia pela felicidade e ansiedade dele, aquilo me contagiava e mascarava o grande medo que eu estava sentindo, pois iriamos dobrar a família. A fortaleza do meu filho era incrível, fez reafirmar todo laço que criamos desde que ele nasceu, aquele companheiro que estaria comigo em todos os momentos, principalmente naquele, tão importante para a nossa vida.

O final da história vocês já sabem, ele aceitou muito bem os manos, o que faz até hoje. Claro, algumas fagulhas apareceram com o tempo, ele e a irmã da mesma idade criaram certa indisponibilidade, algo que considero normal entre irmãos, mas as vezes eles me surpreendem, como quando peguei ela fazendo um penteado moicano nele, ou quando ela bateu a cabeça e ele fez eu prometer que traria ela de volta "viva"!

O que eu quero dizer, é que o seu filho irá sentir em você o que deve sentir pelos irmãos, se você falar da espera com todo amor e esperança, isso irá contagia-lo, e com isso os medos irão embora. Isso acontece nos irmãos biológicos, nunca se está preparado para terem irmãos, pois não passaram por determinadas situações ainda.

Talvez isso sirva para você preparar não somente os irmãos, mas todos os demais parentes que irão ter contato com o seu filho, faça as pessoas se sentirem contagiadas com a sua vontade e alegria de ser mãe ou pai do coração!

2 comentários:

  1. Desculpa a minha curiosidade??? Mas são três irmãos os filhos do coração...e demorou muito tempo pra eles chegarem??? Estou preocupada por que fui informada que se aceitasse irmãos seria mais rápido...sniff minha casa não cabe...tem que ser um só...e não tenho fiz nehuma exigencia quanto raça mais pedi uma menininha...será que vai demorar muito??? Ahhh idade de 1 a 5 aninhos...acha que devo mudar alguma coisa??? Me ajuda por favor não tenho com quem conversar sobre isso...e vc é unica que me deu atenção...Beijo no coração e muita felicidade pra sua familia linda...

    ResponderExcluir
  2. olá filhos do coração, pode me mandar um e-mail para conversarmos melhor? adotecriancas@gmail.com
    Msa respondendo, são três irmãozinhos que adotei juntos. Demoraram apenas 9 meses para chegar, por serem 3 e os mais velhos serem maiores que 6 anos, por isso esperei pouco. No seu perfil, infelizmente, tende a demorar mais. Depende de sua comarca. Mas vamos conversando...

    ResponderExcluir