quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Quer ganhar um livro?



Recentemente descobri um blog maravilhoso de uma companheira da adoção, Renata Palombo, http://descobrindoamaternagem.blogspot.com.

Me identifiquei muito com um post da Renata, por isso divulgo-o aqui, junto com sua campanha de sorteio de um livro, para participar recomende um livro em:  http://descobrindoamaternagem.blogspot.com/2012/01/recomende-um-livro-e-participe-do.html

Então segue o texto da Renata, que ela gentilmente me autorizou a publicar:


Eu gosto muito de ler, mas tenho pouca disciplina pra começar e terminar. Geralmente leio vários livros ao mesmo tempo e por isso acabo demorando muito para terminar cada um... mas vou fazendo assim... leio o que estou com vontade naquele dia... o que acho que vai me acrescentar... e se não estou com vontade de nenhum, começo outro. 
Adoro livros sobre educação de filhos, família, desenvolvimento infantil. Desde a época da faculdade, quando ainda nem tinha filhos eu já me interessava muito por estes temas. Depois que me tornei mãe tenho buscado ainda mais esse tipo de literatura.
Não sou do tipo de pessoa que acha que estes livros tem as respostas para tudo. Tenho consciência que a realidade é muito diferente do ideal. Me esforço para não me tornar mãe de manual, daquelas que querem seguir a risca o que está na teoria. Mas confesso que estas leituras sempre me ajudam bastante!! Me ajudam a entender melhor o universo infantil e o meu universo. Me ajudam a abrandar minhas ansiedades e medos. E me ajudam a ter vontade de tentar mudar aquilo que não tá funcionando muito bem. É bem verdade que na hora da raiva, do estresse e da TPM nem sempre consigo me lembrar do que li, mas como num trabalho de "formiguinha" vou caminhando um passinho de cada vez me desenvolvendo cada dia enquanto mãe.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Fonoaudióloga, porque aprender a falar bem é preciso (agora eu sei)!


Estamos de férias, mas isso não justifica a sumida do blog (hehe), difícil manter tempo para tudo!
Mas vou tentar assumir um compromisso quinzenal!

Aproveitamos as férias para fazer de tudo, descansar só eu consegui, porque eles não baixam o ritmo nunca, coisa boa ser criança.
E férias é bom para prestar atenção nos filhos, procurava sentar com todos após o almoço e fazer pequenas lições de aula, e foi ali que verifiquei que estava na hora da mais velha começar a falar melhor, muita troca de X por S, L por R, e com 8 anos, isso fica muito acentuado!
Eu já desconfiava desde que ela chegou, mas como tinha a questão do sotaque, carioca fala muito "arraXtado" achava que era normal, mas com o tempo o meu mais velho foi perdendo e ela não, ao contrário ela e a de 3 falavam quase iguais.
Já havia falado para a psicopedagoga, mas ela não deu muita atenção e as vezes pensava que podia ser "coisa de mãe"!

Marquei fonoaudióloga e não deu outra, ela tem a língua arrastada por ter chupado dedo até os 7 (foi quando chegou em nossa casa), e a fono falou que isso tinha que ter sido corrigido até os 5 anos.
Na primeira consulta a fono viu tudo, várias trocas de letras, e o pior, ela escreve o que fala!
Iniciamos com exercícios para fortalecer a língua e pronunciar o som das letras, X,S e J.

Com três consultas, ela já mostra progresso, entende que está indo lá para falar corretamente, algo que a fono pediu que explicasse, para ela não achar simplesmente que seria para brincar, algo que faz parte das consultas.
Inclusive hoje me falou, mãe até as aulas eu vou estar falando melhor, e as pessoas vão me entender.

Será uma longa jornada, como todo tratamento, e aliado ao terapeuta vamos esperar que ela tenha mais progressos em 2012.
Pois em 2011 ela progrediu muito com a psicopedagoga, aprender a ler, escrever, mas ganhou alto com recomendação de voltar ao tratamento psicológico para reforçar a sua autoestima, importantíssimo, ainda mais agora na pré-adolescência.