quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mentiras de pernas longas...



Uma frase que gosto de dizer: "a cabeça foi feita para pensar e não guardar", pois eu tenho uma péssima memória e por isso tenho poucas lembranças da minha infância. E isso acaba me dificultando em relação as crianças, pois não lembro como eu agia em determinada situações.

Uma delas é a mentira, não lembro de ter esse costume de mentir, e já com os meus filhos isso é algo que me incomoda, pois li que muitas mães apenas no olhar conseguem descobrir se o filho está mentindo, mas no meu caso por enquanto isso só funciona com o biológico, pois os demais ainda conseguem me enganar.

Essa semana lá em casa aconteceu uma situação em que nenhum dos três mais velhos era o culpado, ou seja, alguém estava mentindo, e todos me diziam com a maior convicção que não eram o culpado. Os três acabaram ganhando castigo, perderam o ninho de páscoa, mas mesmo assim a verdade não vinha, e o pior era evidente que a culpada era a minha filha mais velha.

Então comecei a ler sobre o assunto:

- "Ao falar firme com ele, olhe bem nos olhos dele. Os olhos, na maioria das vezes, dizem mais do que palavras." Porém, para mim isso ainda não acontece, fazem apenas 10 meses, ainda não a conheço para distinguir esses sinais.
-"Eu te recomendo a conversar com o seu filho e orientá-lo a não mais mentir e se necessário for ponha-o de castigo e até mesmo bata para que ele tenha medo de uma próxima vez e te conte somente a verdade." Conversei, conversei, coloquei ela para pensar, mas acho que bater não resolve, iria deixá-la mais assustada ainda!
-" ...veja em seus gestos como olhar nervoso movimento estranho com as mãos....coisas que não São comum na personalidade do seu filho.....se você perceber algo assim...seja direta! sem rodeios (e fale) você esta mentindo para mim?....." Fiz isso várias vezes, mas os tiques nervosos aparecem em qualquer tipo de conversa.

Li mais um monte de coisas que me orientaram mas não me acalmavam, pois pensava e se ela não conseguir se livrar desse hábito. Eu já estava num ponto de não conseguir mais nem falar com ela, principalmente por ela estar fazendo os irmãos sofrerem com a atitude dela. Tirei tudo que podia dela e resolvi esperar e não tocar mais no assunto.

E hoje de manhã no caminho da escolinha, com todos no carro, finalmente aconteceu! Sempre rezamos no caminho e antes de fazer isso perguntei se ela queria nos presentear com a verdade, perguntei umas três vezes e a resposta veio: SIM (bem baixinho)! Nossa fiquei tão feliz, todos ficaram, fizeram festa no carro. E mais, na hora da oração, cada um faz seu pedido ou agradecimento e ela pediu para não mentir mais! Ao descer do carro dei um abraço nela, e ela me pediu desculpas, expliquei que era muito melhor vivermos sem mentiras e estava feliz por ela ter conseguido dizer a verdade.

E fiquei com essa frase de um site como lição de vida:

"Procure ficar mais perto do seu filho para conhecer suas mentiras e suas verdades!!!Observe-o mais de perto..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário